12 de setembro de 2024

Brasília ganha Guia valioso “fora do Plano”

Você sabia que Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Planaltina e Guará são, nessa ordem, as cinco maiores regiões administrativas (RAs) de Brasília? E que Gama, Brazlândia, Paranoá, Samambaia e Riacho Fundo são as RAs com maior percentual de moradores que nasceram no Distrito Federal?

Pois duas feras do jornalismo brasiliense juntaram os seus talentos profissionais e o resultado está nas 264 páginas do “Guia Fora do Plano”. Com texto de Conceição Freitas e fotos de Zuleika de Souza, o Guia é reportagem de fôlego sobre todos os cantinhos da capital da República.

Do Plano Piloto às 33 regiões administrativas (expressão que em 1998 substituiu as ex-cidades-satélites), cada setor da cidade é apresentado em detalhes, onde se conhece, por exemplo, a origem do nome, a distância até a Rodoviária do Plano Piloto, renda média domiciliar, população, história, parques, curiosidades etc.

“Para compor esse guia, percorri mais de 6 mil quilômetros a bordo de meu 1.0, de satélite em satélite. Fui mais de três vezes a cada RA. Sem contar tantas outras nos últimos 35 anos como repórter de Cidades [do Correio Braziliense]”, resumiu Conceição de Freitas.

Enfim, foi uma ótima ideia, um excelente resultado que concentra informações valiosas numa só publicação da nossa “jovem balzaquiana” e querida Brasília. O livro, com certeza, se alinha entre outros que ajudam a compor a memória do Distrito Federal.

Para um produto desse nível, as autoras mereceram a fila de autógrafo que se estendeu por mais de três horas, num belo sábado de sol forte e céu azul na Capital.

Sobre o autor

José Cruz

Em Brasília desde 1980, entrou para a reportagem esportiva em 1986. Cobriu os Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Sidney (2000). Durante seis anos, manteve um blog no UOL, onde revelou esquemas de corrupção com verbas públicas no esporte. Em 2016 integrou a equipe da CPI do Futebol, no Senado, presidida pelo senador Romário.