2 de dezembro de 2024

No tempo da reportagem – Com os olhos da Paixão

Em abril de 2007 eu estava em Pelotas visitando meus familiares. Domingo de sol bonito, aproveitei e fui ao campo do Grêmio Esportivo Brasil, que naquela tarde jogaria contra o Grêmio Porto-Alegrense, pelo Campeonato Gaúcho.

Quando cheguei ao campo do querido clube Xavante e me acomodei na arquibancada, observei que eu estava cercado por um grupo de – imaginem! – torcedores cegos. Com os seus radinhos de pilha grudados ao ouvido, um deles me disse que eles iam ao campo para “sentir a vibração da torcida e, também, torcer pelo seu clube de coração”. E que torcida!

Ao final do jogo, vencido pelo Brasil, 1 x 0, e degustando uma geladíssima cervejada num bar próximo ao estádio, ouvi histórias espetaculares desses anônimos torcedores, que, claro, renderam ótima reportagem para o Correio Braziliense, onde eu trabalhava.

Com os Olhos da Paixão” é a reportagem “daquele tempo” que entra para a nossa galeria de memórias do esporte.

Acesse a íntegra da reportagem.

Sobre o autor

José Cruz

Em Brasília desde 1980, entrou para a reportagem esportiva em 1986. Cobriu os Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Sidney (2000). Durante seis anos, manteve um blog no UOL, onde revelou esquemas de corrupção com verbas públicas no esporte. Em 2016 integrou a equipe da CPI do Futebol, no Senado, presidida pelo senador Romário.