3 de dezembro de 2024
Foto: Orlando Brito

As histórias do Helio Tremendani – Esporte

Essa foto, do incrível fotógrafo Orlando Brito, traz a lembrança de um momento muito especial. Já contei antes que acompanhei a carreira de jogador de futebol do meu irmão Moacyr Tremendani, o popular Melão, desde o início. Naquela época, a condição para que ele me levasse aos jogos era que eu ficasse próximo das cabines de transmissão das rádios para prestar atenção à narração dos jogos.

Pois o registro de Brito mostra exatamente uma dessas cabines, ao fundo. Aos 14 anos, eu ia aos jogos e prestava muita atenção no comentário dos narradores, pois essa era minha missão: ao chegarmos em casa, eu tinha que contar ao meu irmão o que acharam de sua atuação e, em especial, se continuavam comparando o estilo de jogo dele ao do zagueiro Pavão, que atuou no Flamengo e Santos.

A foto me levou de volta àquele período, onde também começava a ser escrita a história do futebol em Brasília.

Meu irmão, Melão, chegou a treinar no Fluminense quando ainda morávamos no Rio de Janeiro. Assim que meu pai foi transferido para Brasília, ele foi convidado para jogar na A.E. Cruzeiro do Sul e em 1963 foi campeão do DF. No ano seguinte foi para o Rabelo onde também conquistou o título de campeão e participou de todas as seleções de Brasília enquanto jogou.

Sobre o autor

Helio Tremendani

Carioca, botafoguense e portelense, Hélio está vinculado à vida comunitária de Brasília e, em especial, do bairro Cruzeiro, desde que aqui chegou, em 1961. Ele é dono de um riquíssimo arquivo jornalístico e fotográfico, neste site publicados, que melhor ajudam a entender sobre a cultura e o esporte da ainda jovem capital da República.