12 de setembro de 2024

Atleta destaque: Moacyr Tremendani, o popular Melão

A história do futebol de Brasília tem uma passagem muito atuante do meu irmão Moacyr, mais conhecido no Cruzeiro como “Melão”. Ainda morando no Rio ele chegou a treinar no Fluminense, até que o meu pai foi transferido para Brasília, e morando no Cruzeiro Velho foi convidado para jogar na A.E.Cruzeiro do Sul e em 1963 foi campeão do DF. No ano seguinte foi para o Rabelo onde também conquistou o título de campeão e participou de todas as Seleções de Brasilia enquanto jogou.

Atuou e foi capitão do jogo Seleção de Brasília 1×5 Santos, marcando Pelé. Acompanhei a carreira do meu irmão desde o início, sendo que tinha uma condição para ele me levar… Eu teria que ficar próximo das cabines de transmissão das rádios, prestando atenção na narração dos jogos, pois quando chegava em casa tinha que contar como foram os comentários a respeito da atuação dele e em especial se continuavam comparando o estilo de jogo dele ao zagueiro Pavão que atuou no Flamengo e Santos.

Acabei tendo a simpatia da equipe de esportes formada por Wanderlei Matos Ricardo Alfredo, Sérgio e outros. Melão está sempre no Cruzeiro apesar de morar no Guará, foi conselheiro da Aruc e fez parte da harmonia nos desfiles da escola de samba.

Sobre o autor

Helio Tremendani

Carioca, botafoguense e portelense, Hélio está vinculado à vida comunitária de Brasília e, em especial, do bairro Cruzeiro, desde que aqui chegou, em 1961. Ele é dono de um riquíssimo arquivo jornalístico e fotográfico, neste site publicados, que melhor ajudam a entender sobre a cultura e o esporte da ainda jovem capital da República.