2 de dezembro de 2024

As histórias do Helio Tremendani – o fotógrafo misterioso

Durante mais de 40 anos tentei descobrir quem era o autor da foto do meu irmão, Melão, com Pelé. Eis que há alguns anos, no “Bloco Pauta na Rua”, encontro com fotógrafo Orlando Brito. Na ocasião, ele me chamou para falar que tinha uma foto minha. Quando ele descreveu a imagem percebi que, na verdade, era justamente esta foto do meu irmão, tirada em maio de 1967. Finalmente o mistério foi solucionado.

No plano principal da foto estão Moacir Tremendani, conhecido como Melão, e Pelé. A fotografia foi feita no início do jogo amistoso entre a Seleção de Brasília e Santos FC realizado no antigo Estádio Pelezão, que se localizava logo atrás do Carrefour. Melão jogou na zaga da antiga Associação Esportiva Cruzeiro do Sul, sendo campeão brasiliense em 1963.

Ficha do jogo

SELEÇÃO DE BRASÍLIA 1 x 5 SANTOS

  • Data: 25 de maio de 1967
  • Local: Estádio Nacional de Brasília
  • Árbitro: Jorge Cardoso
  • Gols: Pelé, 3; Coutinho, 40; Wilson, 63; Douglas, 80; Aderbal, 83 e Toninho, 89.

SELEÇÃO DE BRASÍLIA: Zé Walter, Didi, Melo, Farneze e Aderbal; Zé Maria, Luiz e Beto Pretti (Paulinho); Sabará, Edinho (Cid) e Arnaldo.

SANTOS: Cláudio, Lima, Joel, Orlando (Oberdan) e Rildo; Clodoaldo e Zito (Bougleux); Wilson, Coutinho (Toninho), Pelé (Douglas) e Abel (Edu).
Fonte: José Ricardo

Sobre o autor

Helio Tremendani

Carioca, botafoguense e portelense, Hélio está vinculado à vida comunitária de Brasília e, em especial, do bairro Cruzeiro, desde que aqui chegou, em 1961. Ele é dono de um riquíssimo arquivo jornalístico e fotográfico, neste site publicados, que melhor ajudam a entender sobre a cultura e o esporte da ainda jovem capital da República.