Por Hélio Tremendani
O Distrito Federal tinha 15 anos quando o Brasília Esporte Clube iniciou suas atividades, com Cláudio Garcia e Caranambu Bessa realizando uma peneira no Estádio Pelezão. Era preciso descobrir uma nova geração de atletas candangos e a peneira era a chance de receber os candidatos e selecioná-los.
A propósito, o Estádio Pelezão, inaugurado com a presenta do Rei Pelé, viria a ser demolido anos depois, numa negociação entre a proprietária da área, a Federação Metropolitana de Futebol, e imobiliárias locais, que ali construíram uma extensa área residencial.
Precaução
A criação do Brasília EC era esperada desde 1969, quando a Associação Comercial do DF (ACDF) já pensava num clube de futebol. Porém, com o surgimento o CEUB os empresários decidiram esperar os resultados da agremiação para tomar a iniciativa ter um novo clube na cidade. Pouco tempo depois, porém, surgia o Brasília EC.
O primeiro jogo do Brasília foi em 1976, com uma vitória por 3×1 sobre o Fluminense de Araguari (GO). Já o primeiro título da nova agremiação foi no Torneio Incentivo e o primeiro grande jogo foi uma derrota para o Flamengo do Rio de Janeiro, por 2×1, em 1976.
Em 1977, o Brasília entrou na Copa Brasil. A campanha foi tão boa na fase preliminar que agregou os brasilienses em torno de seus objetivos. O time, dirigido por Airton Nogueira, era formado por Déo, Newton, Jonas Foca, Luis Carlos e Santos (único de fora), Wel, Moreirinha e Banana; Julinho, Nei e Bira.
Em pé, da esquerda para a direita: Luis Alberto, Deo,
Edvaldo, Luís Carlos, Jonas, Fernandinho, Welle e Airton Nogueira;
Agachados: Anísio, Julinho, Moreirinha ,Ney, Banana e Bira
Fonte: Histórias do Esporte em Brasília
Autor: Jornalista Gustavo Mariani