Por Hélio Tremendani
Em 1963 Brasília comemorou o seu terceiro aniversário de criação. Acredite, mas uma quadra vôlei, adaptada para basquete adaptada e futebol de salão foi montada no palco do Teatro Nacional, ainda não totalmente concluído.
Naquele abril, o time de voleibol do Botafogo de Futebol e Regatas veio participar do terceiro aniversário da ainda jovem Capital da República. Assisti ao jogo acompanhado de meu cunhado, Zé Maria. Anos depois, quando servi ao Exército, fui convocado para treinar justamente essa modalidade, o voleibol.
Certo dia, numa conversa com o treinador, Capitão Correia, expliquei que aquele jogo no Teatro Nacional entre Brasília e Botafogo, me marcou tanto que me fez ficar mais apaixonado por voleibol.
Essa revelação ativou a memória do Capitão Correia, que também me fez uma surpreendente revelação. Coincidência ou não, ele me disse, animado, que naquela partida histórica, enquanto eu estava na arquibancada, ele estava em quadra, atuando, pois era um dos atletas na delegação do Botafogo…