3 de dezembro de 2024

Handebol, destaque esportivo de Brasília

Por José Cruz

As imagens “daqueles tempos”, que recuperamos neste espaço, contam histórias do esporte em Brasília, em suas várias modalidades, ao longo dos 64 anos da nossa Capital.

Dessa vez, são os JEBs, tradicionais Jogos Escolares Brasileiros, criados em 1969, pela extinta Divisão de Educação Física e Desporto do então Ministério da Educação e Cultura.

Nesse evento, realizado em Porto Alegre, em 1976, temos a Seleção de Handebol de Brasília. O torneio dessa modalidade foi disputado no Ginásio de Esporte de Novo Hamburgo, distante cerca de 30km da capital gaúcha.

Na foto, em pé, da esquerda para a direita, o Professor Pedro Bahia Pradera, Sebastião Carlos da Silva, Antônio Carlos Falcão, Wellington Pinto, José Carlos Barcelos Martins do Monte, Adalberto Prieto e Márcio José do Nascimento Sausmikat. E, agachados: Paulo Cesar, Newton Carlos Guimarães da Silva (Tito), Abelardo Lopes Monteiro Filho, José Marcelo Ramos Mota e Paulo Hermes (Peba).

Natural de Patos Minas, o professor Pedro, hoje com 91 anos, foi um dos maiores incentivadores dessa modalidade no país. Adepto da tese de integrar o esporte no processo da educação, em geral, ele começou na modalidade ainda no interior de Minas Gerais, mas foi em Brasília que o Professor Pedro se destacou como líder da modalidade, em especial na parte técnica, colocando esse esporte aqui praticado entre um dos mais premiados nacionalmente.

Abelardo Lopes Monteiro Filho, que se destacou na modalidade como atleta, técnico e gestor, lamentavelmente nos deixou este ano. Porém, o seu depoimento à Memória da Cultura e do Esporte em Brasília é uma aula de amor ao esporte, em geral, e ao handebol, em particular. Confira neste link: https://memoriadaculturaesportebsb.com.br/index.php/2023/12/01/com-os-olhos-da-paixao-abelardo-lopes/

Colaborou Wellington Pinto, ao qual agradecemos