“Um Olho na Bola, Outro no Cartola – O Crime Organizado no Futebol Brasileiro” é mais um livro que passa a integrar o acervo da Biblioteca da ARUC e está à disposição para leitura.
Síntese:
Na CPI do Futebol que presidiu, em 2016, o senador Romário identificou “ações criminosas” praticadas por cartolas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nas gestões de Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero e José Maria Marin.
No livro que assina, “Um Olho na Bola, Outro no Cartola – O Crime Organizado no Futebol Brasileiro – o senador descreve o que identificou na CPI. Por exemplo, como os dirigentes “obtinham vantagens indevidas, por meio de contratos para aquisição de bens e serviços superfaturados, contratos de patrocínio envolvendo a parceria de dirigentes e funcionários da CBF e, também, como ocorriam os contratos para amistosos da Seleção Brasileira, com propinas embutidas nos valores contratuais”.
O relatório dessa CPI, cujo resumo faz parte do livro, foi encaminhado pelo senador Romário ao Supremo Tribunal Federal, ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal, ao Banco Central, ai Tribunal de Contas da União e demais órgãos de fiscalização e combate à corrupção, porém, sem que houvesse qualquer ação para investigar as denúncias de irregularidades denunciadas pela CPI.
Finalmente:
No livro, Romário, o craque que comandou a Seleção Brasileira na campanha do tetracampeonato, revela um pouco sobre a sua infância e juventude, o ingresso no futebol, sua relação com a família e o porquê de ter ingressado na política.
“Leia este livro: trata-se de um documento para a história. Você nunca mais vai ver o futebol do mesmo jeito”, escreveu o consagrado jornalista Juca Kfouri, no prefácio que assinou.