É com pesar que registramos o falecimento do diretor, ator e roteirista Luís Guilherme Almeida Reis, que marcou o seu trabalho profissional no teatro, cinema e produções culturais. Guilherme foi o secretário de Cultura do Distrito Federal de 2015 a 2018, no governo de Rodrigo Rollemberg.
Natural de Goiânia, Guilherme veio para Brasília em 1960. Quando completou 17 anos, iniciou a sua trajetória no teatro, a partir de projetos escolares, depois no Teatro Galpão, hoje, “Renato Russo”, na Sala Martins Pena e foi assim que ele deu rumos à carreira.
Há três anos, Guilherme concedeu entrevista para o portal da Memória da Cultura e do Esporte em Brasília, onde ficou registrado o seu depoimento de “Pioneiro” nas artes brasiliense. Na ocasião, ele foi entrevistado pelo jornalista Moacir Oliveira, o Moa, para o qual revelou que foi dirigido por grandes mestres do teatro brasileiro, como Antônio Abujamra, Zeno Wilde e Bezerra de Paiva.
No palco, ficaram registros de sua participação também como diretor em A Revolução dos Bichos, Chapeuzinho Amarelo, Pedro e o Lobo, entre outros. Com o Grupo Cena, ele produziu e dirigiu uma trilogia a partir de textos dos autores argentinos Santiago Serrano e Patrícia Suárez, entre 2005 e 2008.
Apresentamos aos familiares e amigos de Guilherme Reis os sentidos pêsames pelo passamento de tão ilustre personagem da cultura teatral brasileira e brasiliense, em especial
Veja a entrevista exclusiva para o Portal Memórias da Cultura e do Esporte de Brasília:
Memórias da Cultura e do Esporte de Brasília