21 de novembro de 2024

Quem Somos

Hélio Tremendani dos Santos

Carioca, botafoguense e portelense, Hélio está vinculado à vida comunitária de Brasília e, em especial, do bairro Cruzeiro, desde que aqui chegou, em 1961. Ele é dono de um riquíssimo arquivo jornalístico e fotográfico, neste site publicados, que melhor ajudam a entender sobre a cultura e o esporte da ainda jovem capital da República.

Francisco Xavier de Oliveira

O “Professor Xavier” revelou-se ao longo dos anos um especialista em atletismo e corridas de rua no Brasil. Foi um grande atleta nas pistas de Brasília. Como professor de educação física destacou-se na organização da Corrida de Reis do Distrito Federal, que ajudou a criar, em 1970, e coordenar ao longo de 38 edições.

Ricardo Vidal

Carioca, está em Brasília desde1977. Praticou atletismo em nível internacional, vôlei em nível nacional, natação, futevôlei em nível local e basquete e tênis em nível de empresa. Gestor esportivo com passagens pelo terceiro setor e Governo Federal. Atualmente atua na Assessoria de Relações Institucionais da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt.

José Cruz

Em Brasília desde 1980, entrou para a reportagem esportiva em 1986. Cobriu os Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Sidney (2000). Durante seis anos, manteve um blog no UOL, onde revelou esquemas de corrupção com verbas públicas no esporte. Em 2016 integrou a equipe da CPI do Futebol, no Senado, presidida pelo senador Romário.

Heloisa Cristaldo

Jornalista concursada da EBC desde 2012, com especialização em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB). Repórter da Agência Brasil setorista de Política, atuou na cobertura de Congresso Nacional entre 2016 e 2022. Antes, foi repórter de Educação, Ciência & Tecnologia pelo mesmo veículo, na ocasião fez reportagens especiais em parceria com a Radioagência Nacional e foi finalista do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade com o trabalho Especial – Seca no Semiárido/ no segmento Rádio da categoria Mídia Nacional, em parceria com Maria Beatriz de Melo e Messias Costa Melo. Com experiência no Poder Executivo, também coordenou as Assessorias de Comunicação dos seguintes órgãos: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (cedida entre 2013 e 2016); da Procuradoria Regional da República -1ª Região/PRR1-MPF (2011-2012), Frente Nacional de Prefeitos – FNP (2011), Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2010-2011), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime (2009-2010), Ministério da Educação (2003-2009).

Marco Aurélio Guedes

O popular Marquinho morou na Octogonal e em 1983 se mudou para o Cruzeiro Velho. Professor de educação física, trabalhou em escolas, no MEC, Secretaria de Esportes, prestou serviços para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), trabalhou nos Jogos da Juventude e foi o responsável por toda a parte administrativa dos Centros Olímpicos de Brasília. Trabalhei vários anos com o Marquinho e o considero um dos maiores gestores na área esportiva, não só em Brasília como em todo o país. Com o seu jeito calmo, consegue solucionar grandes problemas criados pela falta de uma política esportiva em Brasília.
Jogou futsal pelo ASMEC e era considerado um jogador muito habilidoso.