Nos próximos dois anos Brasília integrará calendários internacionais de competições esportivas sediando três grandes eventos nas modalidades de atletismo, handebol e futebol.
A temporada começará em abril de 2026, com o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por equipes. A escolha da capital brasileira como sede superou as candidaturas de Samborondón, no Equador, e de Varsóvia, capital da Polônia, dois expoentes internacionais na modalidade.
Além de ser uma cidade com ótimos percursos, a competição revela-se, sobretudo, uma homenagem ao marchador Caio Bonfim (foto), medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris. Caio faz parte da escola de marchadores da cidade de Sobradinho, a 15Km do centro de Brasília, dirigida pelo técnico João Sena, onde se destacam, também, Gabriela Muniz e Max Batista.
Handebol
O evento internacional seguinte em Brasília será a V Copa de Handebol Master, de 3 a 7 de setembro, com a participação de 12 países das américas.
Em competições de Seleções e por faixas etárias, durante cinco dias, a V Copa América de Handebol reunirá 1.200 atletas, a maioria ex-profissionais.
As informações são de Antônio Carlos Falcão, presidente da ONG Esporte Solidário, que integra a comissão organizadora da V Copa América de Handebol masculino.
O ginásio Nilson Nelson, o estádio Mané Garrincha e o Centro de Convenções serão os locais das competições, segundo Falcão. “Vale destacar, também, que se trata de uma ótima oportunidade para congregar atletas do Continente Americano que um dia estiveram em disputas profissionais de handebol”, afirmou Falcão, hoje integrado à gestão esportiva.
Lançamento
Em jantar que reuniu promotores, ex-atletas e dirigentes esportivos de Brasília, a V Copa América de Handebol Master foi lançada oficialmente na cidade, inclusive com a presença da economista Venis Oliveira, da Econex Global Soluções, gestora de fundos e de negócios, investidora no evento.
Vênis, na apresentação da V Copa América de Handebol Master, durante jantar oferecido pelos organizadores, na Torre de TV
Futebol
Já no futebol, Brasília foi escolhida como uma das oito sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino Fifa, a ser realizada em 2027. Os oito estádios que receberão evento do Mundial de Futebol são, além do Mané Garrincha, na foto: Maracanã, Mineirão, Fonte Nova, Arena Itaquera, Beira-Rio, Arena Pernambuco e Castelão.