11 de maio de 2025

Um viva à nossa querida Brasília

Por Hélio Tremendani e José Cruz

Desde a sua inauguração, em 21 de abril de 1960, Brasília se transformou em um símbolo do modernismo e da inovação; e, acima de tudo, revelou-se um berço fértil para a arte, a cultura e o esporteem todos os seus segmentos.

Os pioneiros que ergueram a cidade enfrentaram desafios imensos, mas trouxeram, com idealismo, uma visão que transcendeu as dificuldades. Arquitetos e urbanistas, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, moldaram a cidade com suas obras-primas que até hoje encantam visitantes e moradores do Brasil e do exterior.

No entanto, são os cidadãos de todos os recantos do nosso Brasil que aqui se instalaram nas origens da cidade, os pioneiros, que contribuíram de forma vital para a construção da identidade brasiliense.

O esporte é um dos campos onde essa identidade se expressa com força. Ao longo das décadas, filhos da cidade brilharam em competições nacionais e internacionais, a partir de Joaquim Cruz, por exemplo, que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para a cidade. Outros campeões e campeãs se formaram em diferentes modalidades, mostrando que Brasília é, também, uma potência em competições de alto nível.

A diversidade cultural de Brasília é igualmente vibrante. A cidade se destaca como a capital nacional do rock, um título que reflete sua rica cena musical. Bandas icônicas e novos talentos surgiram e surgem, consolidando a Capital como um berço de criatividade e inovação.

Ao lado do rock, os ritmos como o chorinho, o samba e o canto regionalista que aqui se instalou também fazem parte da alma da cidade. Festivais e apresentações frequentes no calendário artístico, musical e gastronômico enchem os espaços públicos, promovendo a interação entre diferentes gerações e celebrando a cultura local, que se fortalece, de forma inclusiva.

Assim, ao celebrarmos os 65 anos de Brasília, lembramos que a cidade é muito mais do que uma capital; é um lugar de histórias, conquistas ricas em talentos que se formam por gerações nesses seus 65 anos.

É nesse contexto que este site da Memória da Cultura e do Esporte em Brasília orgulha-se de participar. Nele, registramos já por três anos, depoimentos de pioneiros e seus filhos, gerações que participaram ativa e efetivamente da construção da identidade sócio-cultura-esportiva na Capital brasileira.

Com um olhar voltado para o futuro, Brasília continua a ser um espaço de oportunidades e um palco para o brilhantismo de seus filhos. É uma cidade que renasce a cada dia, sempre renovando os capítulos de sua ainda recente história.

​​​​Um viva à nossa querida Brasília!

​​​​