Por Ricardo Freitas
Essa foto é de 1983, ou seja, tem 42 anos, quase meio século. O interessante é que não é apenas uma foto com jogadores de futebol, mas guarda no seu contexto outra informação importantíssima. Vamos por partes.
Inicialmente, temos aí atletas que participaram der um jogo amistoso em que a Seleção de Brasília venceu a de Santa Catarina, por 3×2, no estádio Serejão. Foi um evento que contou com a presença de jogadores famosos, como Rivelino e Zico.
Vejam só quem é quem, da esquerda para a direita:

Em pé: Adriano, Cidão, Foca, Décio, Pacheco, Manoel Silva, Joaldo, Zinha, Ricardo, Barão, Marreta ( massagista) e Altair (preparador fisico).
Agachados: Rivelino, Raimundinho, Marcelino, Nilson, Santos, Lino, Marquinhos, Éder e Zico.
A outra notícia
Agora, a notícia – “escondida” – que a foto por si só não revela: tratou-se de um amistoso beneficente, ou seja, a renda foi totalmente revertida para a população de Santa Catarina que sofria com cheias e, consequentemente, milhares de desabrigados.
Vejam, pois, os problemas desse tipo que hoje se registram Brasil afora já existiam há 43 anos… Muito mais, até, como bem se sabe.
Como esses fatos que se repetem chocam a todos nós, centenas e até milhares de pessoas morrem nessas catástrofes e, da mesma forma, dezenas de iniciativas de solidariedade são promovidas, a pergunta óbvia é: “E daí, excelências, autoridades em geral, que se sucederam nessas quatro décadas, o que foi feito para que as tragédias não se repetissem?
Desculpem o desabafo, mas não há como dissociar esses fatos, essas mazelas que ainda nos assustam e continuam matando Brasil afora.