21 de janeiro de 2025

Que venha 2025!

No indispensável balanço de fim de ano podemos nos orgulhar de termos trabalhado muito. Ouvimos muitos depoimentos e produzimos entrevistas, textos, fotos, pesquisas... No total, o site da Memória da Cultura e do Esporte em Brasília publicou 88 mensagens, aí incluídos os artigos-comentários sobre livros disponíveis na Biblioteca da Aruc.

Na ponta do lápis, foram, em média, sete publicações por mês, ou seja, mais de uma por semana. Quase duas! Esse volume de informações nas áreas da cultura e do esporte, nossas áreas de atuação, demonstra como Brasília é cidade rica de personagens que construíram esses patrimônios na nossa querida capital.

Nessa busca constante por pioneiros da cultura e do esporte, prestamos homenagem póstuma à Senhora Nirvana Frias (foto), paulista de Tanabi, que aqui chegou em 1957. Nirvana, que morreu recentemente aos 99 anos (completaria 100 em fevereiro), era casada com Alcides Frias, que construiu a primeira quadra de tênis da Capital, no Iate Clube. E foi nessa quadra que ela, Nirvana, tornou-se a primeira campeã de um torneio de tênis feminino na ainda jovem Brasília, em 1961.

Outros dois personagens que destacamos em nossas edições, também já não estão aqui, mas deixaram os seus feitos registrados na história da nossa querida Brasília.

Na foto ao lado estão dois “craques”, cada um com a sua arte:  O mundialmente consagrado Pelé, Rei do Futebol, em sua visita a Brasília na inauguração do estádio que levava o seu nome, espaço tristemente demolido pela especulação imobiliária. Ao seu lado, o também saudoso fotojornalista Orlando Brito, um astro da fotografia – foto política, principalmente. Brito também nos deixou valioso legado de uma bela coleção de imagens do futebol. Temos orgulho de ter registrado em vários momentos esses dois personagens que merecem, como tantos, o nosso eterno reconhecimento por seus inesquecíveis feitos.

Ainda estamos no início de um projeto ousado, que é recuperar a memória desses dois segmentos em Brasília. Mas, até aqui, temos dado conta e registramos, com prazer, o nosso muito obrigado a tantas e tantos que nos atenderam, às vezes por até três, quatro horas de inesquecíveis entrevistas.

Assim, registramos, também, os nossos sinceros votos de um ano de 2025 com saúde, antes de tudo, e prosperidade em seus investimentos e iniciativas.

O ano novo promete e estamos dispostos a enfrentá-lo.

Vamos em frente.

​​​​​​Hélio Tremendani

​​​​​​Heloisa Cristaldo

​​​​​​José Cruz