Ricardo Vidal de Oliveira, nasceu em abril de 1962, no Rio de Janeiro, veio para Brasília com 3 anos de idade. Numa família de esportistas e seguindo os passos do pai João de Oliveira, ele iniciou no atletismo, com 13 anos, num evento chamado “Operação Juventude-DF”, e participou da final nacional do mesmo evento em SP.
Na categoria de menores, em 1978, Ricardo, já mostrava seu potencial, quebrou vários recordes e estabeleceu dois novos na categoria: o recorde Brasileiro e Sul Americano dos 300 metros com barreiras.
Em 1978: Ele sagrou-se vice-campeão brasileiro e participou do Campeonato Sul-Americano no Uruguai e conquistou 04 medalhas: Ouro nos 300 metros sobre Barreiras, e no revezamento 4X400, prata nos 110 metros sobre barreiras e bronze no revezamento 4X100 metros. No Campeonato Sul Americano Juvenil em São Paulo ele conquistou a medalha de bronze no revezamento 4X400 metros rasos.
Em 1979: Ricardo, participou do Campeonato Mundial Estudantil no revezamento 4X100 metros, ele fez parte da equipe do Brasil que conquistou a medalha de bronze nesta prova. Nos Jogos Estudantis Brasileiros – JEB´s em Brasília, ele conquistou o 3º lugar nos 100 metros rasos e medalha de prata no revezamento 4X400.
Em 1980: Nos Jogos Universitários do DF ele estabeleceu novo recorde nas provas de 100 metros e salto em distância. No Campeonato Brasileiro Juvenil de Atletismo ele foi vice-campeão no salto em distância, e foi finalista nos Jogos Sul Americanos no Chile, na mesma prova.
Em 1981: Nos Jogos Universitários Brasileiros -JUBs em São Luís MA, ele conquistou a medalha de bronze, na prova do salto em altura.
Ricardo, passou 04 anos jogando voleibol e voltou ao atletismo em 1985, competindo do Troféu Brasil, tendo participação destacada em eventos nacionais até 1992.
Ricardo Vidal de Oliveira. Um atleta vitorioso e portador de uma técnica refinada; um gestor esportivo diferenciado, e um ser humano estimado por todas as pessoas que o cercam. Um orgulho para Brasília!
Texto prof. Francisco Xavier