2 de dezembro de 2024

A trajetória de Teia Tofoli no atletismo

Por Prof. Francisco Xavier e Joilto Bomfim

Maria Terezinha Tofoli nasceu na cidade do Espirito Santos do Pinhal (SP), em 28 de setembro de 1947, em uma família de oito irmãos e uma adotiva. Veio para Brasília em março de 1972. Teia, como é carinhosamente chamada, é graduada em Educação Física pela PUC – Campinas, com especialização em atletismo pela Escola Superior de Desporto de Colônia Alemanha no período de 1974 a 1976. Ela foi professora na Faculdade Dom Bosco de Educação Física.

Começou a atuar no atletismo em Brasília em 1972 nos colégios Pré-universitário e Marista de Brasília. Com sua sensibilidade e competência de treinadora começou sua carreira já obtendo excelentes resultados com o atleta Edmar Silva Simões, que foi campeão na prova dos 800 metros dos Jogos Estudantis Brasileiros – JEBs, em 1973.

Teia foi atuar como técnica de atletismo no Centro Interescolar de Educação Física  (CIEF). Treinou uma geração de atletas em Brasília com destaque para os irmãos, atletas olímpicos Jailto e Joilto Bomfim. Os também Irmãos Jucilene e Jamir Garcez, estes com destaques em competições intercontinentais. Com mais um “J”, podemos citar o corredor fundista João Ferreira Lima, campeão brasileiro e sul-americano. Teia também atuou como técnica de atletismo da equipe do Pão de Açúcar (SP). Além das inúmeras vitórias nacionais e internacionais, a técnica foi responsável pela condução dos seguintes recordes alcançados nas carreiras de seus atletas: recorde Sul Americano Juvenil do salto triplo (Jailto Bomfim), recorde Sul Americano Juvenil dos 200 metros e 400 metros rasos feminino (Jucilene Garcez), recorde Sul Americano Adulto dos 110 metros sobre barreiras (Joilto Bomfim).

Em 1995 atuou na Secretaria de Desporto da Presidência da República, até sua aposentadoria em 2002. Atualmente mora em Mogi Mirim (SP). Como ela mesmo diz: “Profissionalmente totalmente realizada como professora, técnica, amiga e, muita das vezes, mãe de cada filho que tive o prazer de ajudar em suas formações”.

Quem teve a felicidade de ser treinado pela professora Teia, pôde viver uma experiência impar com os seus ensinamentos técnicos e os conselhos que se levam para uma vida toda. Obrigado professora Teia!