12 de setembro de 2024
Leila vibra em quadra com a camisa 8 da seleção

Personalidade destaque: Leila do Vôlei

Leila Gomes de Barros Rêgo, filha do mecânico Francisco e da dona de casa Francisca, nasceu em Taguatinga, no Distrito Federal em 30 de setembro de 1971. Logo após de completar 17 anos, foi construir sua vida. O voleibol foi o passaporte para conquistar seus sonhos.

No vôlei, vestir a camisa da seleção brasileira durante 18 anos (somando as categorias de base e adulta), participar de três olimpíadas e estampar no peito duas medalhas olímpicas pelo país talvez tenham sido as maiores glórias. Além disso, conquistou títulos defendendo diversos clubes nacionais e foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em 2000, a melhor da modalidade e a principal atleta feminina do país. Leia mais sobre a carreira de Leila como atleta.

Também foi no ambiente esportivo que ela conheceu o companheiro, o campeão olímpico Emanuel Rêgo. Juntos tiveram o filho, Lukas. Emanuel é pai de Mateus, enteado que Leila considera seu segundo filho. Leia mais sobre a família de Leila.

Depois de encerrar sua carreira no vôlei, foi comentarista esportiva da TV Globo em três Jogos Olímpicos. Paralelo ao trabalho na principal emissora de televisão do país, criou, em Brasília, um projeto social que atendeu a mais de 50 mil crianças, jovens e adultos por meio de atividades esportivas, sócio educacionais e de capacitação profissional.

Em 2013, fundou uma equipe de vôlei de alto rendimento que representou o Distrito Federal nas principais competições nacionais. Em 2015, tornou-se a primeira mulher Secretária de Esporte e Lazer do GDF. Sua gestão foi marcada pela democratização do acesso aos programas esportivos e parcerias com o terceiro setor e a iniciativa privada.

No pleito de 2018 foi a campeã de votos para o Senado no DF, eleita com 467.787 votos. Leila alicerçou sua campanha em oito pilares. O primeiro deles foi utilizar o esporte como eixo estruturante do bem-estar social. Ela também se propôs a priorizar a defesa dos interesses das mulheres, a educação como instrumento de transformação, a saúde com foco na prevenção, a gestão pública inovadora, transparente e efetiva. A então candidata também se defendeu em apoiar os valores humanistas, a mobilidade e acessibilidade e o desenvolvimento sustentável.

Sobre o autor