Com grande tristeza noticiamos o falecimento da querida Neide Paula. Goiana de Uruaçu e pioneira no samba brasiliense, quando se apresentava no Casarão do Samba, onde hoje está instalado o Museu de Arte, às margens Lago Paranoá.
Neide morava em Brasília desde 1960 e foi a esse Casarão que ela retornou, em 2023, quando produzimos uma extensa reportagem sobre as origens do samba na ainda jovem Capital da República, mas que já atraia autoridades e visitantes internacionais apresentando o mais puro som da identidade musical brasileira. (na foto, com Hélio Tremendani, em visita à Aruc, em 2024).
Naquela visita ao Casarão, enquanto caminhava no amplo salão onde, antes, era o palco e pista de dança das passistas do samba, Neide posou para fotos, foi apresentada à equipe do Museu de Arte e tietada por turistas que visitavam o local, numa tarde de lembranças para não esquecer. O seu depoimento de então, torna-se valioso para a memória da música em geral e do samba, em especial, nas origens de Brasília. E dela o depoimento a seguir:
“Desde cedo eu mostrava que tinha ouvido apurado para a música. A minha primeira manifestação pública foi por volta de 1970. Num certo dia, fui com uma amiga para um sambão na Asa Norte. Fui escondida, claro, e a volta para casa não foi nada boa”… recorda ela, com uma boa risada.
Grande Neide, cujo talento para o samba a levou para o privilegiado grupo das Mulatas do Sargentelli.
Grande Neide, determinada, que se revelou passista e se destacou como “Rainha do Carnaval”, título que repetiu por vários anos, principalmente na ARUC, a escola de Brasília recordista em títulos carnavalescos.
A rotina de faixas conquistadas entre os anos 1960/1970 acabou por consagrá-la, em definitivo, “Rainha das Rainhas”
Aos familiares, aos amigos e às sambistas em geral, o sincero sentimento da Direção e da Comunidade da Aruc, pela perda de tão expressivo nome que contribuiu para a formação de gerações e valorização da nossa música e passistas.
Confira a íntegra da entrevista de Neide Aparecida:
Memórias da Cultura e do Esporte de Brasília